quarta-feira, 11 de março de 2009

A polemica sexta-feira esta chegando:




Daqui á dois dias teremos no calendario mais uma sexta -feira muito comentada nos veiculos de midia, nas ruas do bairro, em reuniões de familias consideradas superstisiciosas, enfim, todo mundo fala bem ou mau da SEXTA-FEIRA 13.


Pensando nisso comecei a investigar na internet a origem dessa polemica com o dia e o numero, considerados pela maioria , algo negativo e por tanto perigoso, que deve ser levado a serio, com muitos cuidados (amuletos), para que nao sejamos atingidos por essa energia pesada.


Eu confesso que de modo particular adoro o numeo 13 em primeiro por ser o inverso do meu dia de nascimento, e segundo por representar no taro, meu arcano regente: a morte, que muito tem haver comigo, com meu signo de escorpiao, e por tanto eu sempre digo, que é a minha essencia.


No taro, o arcano de numero 13 , A morte, representa um perido de mudanças que vem através através do corte do velho, daquilo que nao presta mais,sendo assim, é um arcano altamente importante, alem de que ele faz a gente cortar aquela corda que amarra o pendurado na arvore da vida.


Mas ha quem se assuste quando diante do cartomante ou tarologo se depara com ela num jogo qualquer: "Nossa mae, eu vou morrer!", ja logo dizem ou pensam. e na verdade o que vai morrer é a fase em que a pessoa se encontra, ou a questao em que ela quer saber o deasfecho passara por uma transformação.


Vejamos aqui o que encontramos sobre esse dia:


A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.[1]


Agora sim entendi porque geralmente esse dia é tao temido pelas pessoas de modo geral.


Vamos abstrair esse lado pesado dese dia, acreditando no poder que ele tem de transformação e sorte, só assim poderemos ter nesse dia, acontecimentos tao favoraveis quanto os outros dias normais, onde o 13 cai nuuma segunda, ou terça... Beijos a todos.


Texto extraido da Wikipédia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot