quinta-feira, 7 de abril de 2011

A fragilidade e O orgulho



A visita de hoje é de um dos Arcanos Maiores do Tarot sinalizadores de mudança: A torre Fulminada.
A fragilidade e o Orgulho são algumas das denominações usadas em alguns decks e eu achei interessante fazer um comentário abordando esses dois atributos dessa visitante.
Quando A Torre aparece em um jogo estamos sendo alertados para um momento de mudanças repentinas daquelas que atiram o sujeito no chão dando a impressão de ter sido atirado pela janela.
Pelo menos é o que se visualiza na maioria dos modelos: um raio atinge o topo de uma torre e duas pessoas caem dela.
Nesse contexto fiquei a pensar o quanto somos frágeis em certos momentos da vida.Numa hora tudo parece bem e de repente uma crise abala o nosso relacionamento, sofremos um acidente, perdemos o emprego ou o cargo de chefia.
Sempre me vem a mente a famosa música de Maysa: "Meu mundo caiu". É esse o sentimento que nos acomete quando essa mudança acontece.Ficamos sem chão se perguntando: mas o por que disso tudo? O que fiz pra merecer esse raio na minha cabeça?
E nessa hora me vem a mente a questão do Ego.
Se estava tudo bem, porque a visita da torre? Sinal que algo não estava tão bem ou correto assim, afinal, o que vai ser jogado ao chão no dia de hoje serão as coisas que não estavam bem encaixadas em nossa vida: hábitos, pessoas, pensamentos, bens.
Para entender melhor, vamos olhar para o vizinho da direita e da esquerda dessa carta.
A torre vem depois do Arcano 15- O diabo, que representa a ilusão, o apego, os vícios, os prazeres da carne que se não aproveitados de forma madura, levam a ruína.
A torre é a ruina, o momento da dor, o momento de encarar a vida de frente, aceitando ou reconhecendo que estávamos presos aos jogos de poder ou prazer sem pensar nos riscos.
Depois da Torre felizmente vem a Estrela, que é a Esperança que surge depois da queda, depois que compreendida a lição, resolvemos levantar e andar. Dessa vez deixando pra trás, tudo aquilo que representou uma grande farsa daquilo que fui ou vivi.
É por isso que apesar de ser uma carta que sempre causa um frio na barriga, eu gosto dela.Sei que é preciso viver um momento Torre quando não estou enxergando a vida como ela é.Quando estou enxergando mas estou tentando empurrar a verdade com a barriga, seja porque parece tudo bem ou porque tenho medo/vergonha de admitir que não está certo.
Quando a gente não age, a vida age pela gente.
E ninguém está escape dela, por isso somos frágeis, e o que vai nos tornar diferente na hora da dor ou da crise é a forma como vamos encarar ou enfrentar o momento: com humildade ou com orgulho.
E se é pra perder o orgulho a força penso eu que melhor seria perder o orgulho por opção, por entender que ser amigo, verdadeiro, justo, é bem mais interessante e menos sofrido ou arriscado.
Desejo a todos um ótimo dia e que a torre possa ser entendida ou vivida da melhor forma possível.

No site 24 horas temos o curso de Assistente Social, uma profissão que considero muito linda, muito humana, pois ajuda as pessoas que vivem momentos difíceis a encontrar ajuda seja profissional, seja material. Vale a pena visitar o site e saber mais, clicando no banner.
Tenho gostado muito do programa oferecido nesse site, indico a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot