sábado, 30 de abril de 2011

Fazer silêncio e Buscar no silêncio


A visita de hoje me fez refletir sobre 3 cartas interessantes e que de certa maneira podem ter uma relação entre si: A papisa, O Eremita (visita de hoje) e a Roda do Destino.
A papisa, Arcano maior de número 2, representa aquele momento de passividade, e quando se refere a um arquétipo, mostra aquelas pessoas reservadas, que não são de falar o que sentem ou desejam, ou pensam sobre as coisas em geral. São tidas como misteriosas, passam a idéia de terem sempre um segredo ou uma carta no fundo da manga.
Esse tipo de pessoa é o tipo que sabe o que quer, pois A papisa fala de conhecimento, mas que devera ser passado de forma secreta. Por isso é muito relacionada as religiões esotéricas.
Dessa forma poderia dizer que a pessoa representada por essa carta é do tipo que admira o silêncio.

Já o Eremita que nos visita hoje, representa um silêncio diferente.
O silêncio dele é uma dica, uma necessidade apontada para o momento ou situação em que estamos avaliando.
É aquela fase que o melhor a se fazer é ficar mais na sua, evitando muito contato ou badalação, pra poder entender o que é que se passa na sua vida, que de repente esteja sendo negligenciado.
O eremita não faz silêncio, ele busca no silêncio as respostas que estão dentro dele mesmo, por isso em alguns baralhos ele traz uma lanterna. É a luz que existe dentro de cada um de nós, mas que precisa ser acessada de forma tranquila, prudente.
Quando ele surge, uma boa pedida é se permitir ficar mais sozinho, mas na sua, ou se isso não for possível, analisar as coisas com mais calma, antes de responder ou agir.
Principalmente se tratar de documentos, relacionamentos.
O que realmente sentimos por tal pessoa? O que realmente eu estou sentindo com relação a minha vida atual ou ao fato que aconteceu?
Em termos de fato , o Eremita pode representar um dia bem tranquilo, ou o contato com uma pessoa mais experiente que pode ser bastante positivo para a nossa vida.
A dica então é saber escutar os mais sábios.

A imagem do O eremita de hoje, me chamou atenção para um objeto em particular que pra mim fez um sentido super legal dentro do próprio tarot.
Vemos ali na imagem do Eremita na floresta, isolado do mundo, a figura de uma roda de carroça, que logo me fez lembrar do Arcano que o sucede: A roda do destino.
Algumas idéias me passaram na mente sobre o que poderia ter justificado ela está na imagem:
Como a roda do destino também pode representar mudanças de roteiro, com o Eremita, poderia ser que ele esteja fazendo o sentido inverso da viagem. Em vez de seguir para a Roda, ele volta dela para entender as mudanças que a vida tem trazido.
Ou extamente o contrário: ele se isola para pensar ou se preparar para enfrentar os altos e baixos da vida, representado pelo A roda do destino.
Achei uma excelente sacada.

Desejo a todos um sábado bem tranquilo, e de muitas descobertas para quem se propuser a fazer essa viagem inteirior.Beijos!

3 comentários:

  1. Muito bem analisado, Senhor. Adorei a analise do Eremita. Seu Blog está lindo, sabias? Deixo também um grande abraço desta amiga dos sonhos. (rs)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a sua explicação, amigo. O silêncio é sempre importante na nossa vida, seja o da Papisa ou do Eremita. Depende da ocasião e necessidade. Beijos e obrigada pela visita. Estava sumido.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita de vocês duas, pessoas que admiro e estimo muito, desejo uma excelente semana, grande beijo!

    ResponderExcluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot