quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O medo e a culpa: O 9 de espadas


Pois é meus amigos, esses foram os dois motivos que me fizeram tirar essa carta para o dia de hoje, mas que agora julgo muito interessante, porque me trouxe uma nova reflexão, sobre essa carta, e que é sempre bom compartilhar.
Sempre abordei aqui no blog, a tonica da preocupação que esse Arcano menor do elemento Ar,de numero 9, representa como um aspecto, um fato do dia, de forma geral, e sempre aconselhei, que sendo preocupação, que nem sempre o problema que nos tirava o sono de fato seria real.Afinal, pensamento e diferente de acontecimento.
Ha dias atrás até falei que não devemos levar os problemas para cama, de fato é muito ruim, ficar na cama remoendo sobre os problemas, sobre os temores.
Mas hoje duas situações me fizeram ver outros angulos dessa carta:
A primeira é a preocupação que tenho tido com minha irmã, a cada vez que alertas de temporais tem sido anunciados nos jornais e TV, sendo que de certa forma isso acaba se transferindo pra toda familia.Basta ter um alerta, vem a preocupação primária, como ela estará e a secundária, será que de fato vai ser assim mesmo, nessa proporção?
Então ao tirar a carta a chuva caia de forma moderada, mas somando ao medo dela e ao fato de que tenho compromisso para o dia,fiquei com o sentimento de preocupação.
O segundo fator, a culpa, esse sentimento tão ruim, foi algo que eu li no Clube do tarot, referente a esse Arcano, e que teve muito haver com um papo que eu estava tendo com uma amiga, sobre o seu momento dificil dentro do casamento.
Geralmente no 9 de espadas,eu tive o pessimo habito de sempre sentir a sua energia pela ótica da vítima, daquela pessoa que teme sofrer alguma crueldade de alguém, ou algum acidente, etc.
Mas não podemos esquecer que uma carta fala de dois lados, e em alguns momentos, somos nós o agente da ação, e não o que sofre, o passivo.
Essa minha amiga, vinha por alguns anos, agindo de forma possessiva dentro do relacionamento, se portando de forma imatura, com excessos de cobranças, e principalmente lidando muito mau, com o fato do marido ter sido transferido de cidade, tendo que ela esperar que ele ajeite uma residencia para que ela também vá morar com ele em outra cidade.
Aquele medo de que ele nesses dias possa aprontar, insegurança, ciumes, tudo que um 9 de espadas pode representar em termos de pensamentos ruins.O pesadelo.
O fato é que no amor, quando não controlamos o ciume, quando somos apegados ao nosso bem de forma demasiada, acaba gerando um desgaste pior que se a pessoa em questão tivesse de fato aprontando.Pelo menos haveria um motivo real para brigas.
Foi preciso que a relação entrasse em crise, que ele desse o grito de liberdade, para que ela pudesse entender, que tudo estava desmoronando e que ela estava colaborando com isso.
Qual e a primeira reação de quando agimos de forma errônea com alguém que amamos? Culpa ou arrependimento.E de fato isso também tira o sono de qualquer pessoa.E horrivel você encarar seus defeitos de frente, principalmente quando a casa caiu.
E agora o que fazer quando o erro foi cometido? Apagar não tem como.
Então copiarei uma parte do texto para que leiam, e fica aqui a dica para o dia de hoje, bem interessante por sinal, apesar da visita, jejeje!
Reflitam: " Por isso, se você estiver sentindo culpa, não viva atormentado como Orestes, nem rebaixe a si mesmo ou se puna. Chore, mas medite e se transforme! Seu erro com certeza não foi o maior erro de todos e nem é você o pior dos seres humanos. Não tente encontrar grandeza dentro da própria miséria, pois somos todos iguais e sofremos da mesma forma.
Liberte-se da culpa e seja feliz por saber e ser quem é e por ter aprendido mais uma lição." Esse trecho foi retirado daqui.

4 comentários:

  1. É realmente importante essa mensagem. É tão 'ruins' qdo bate a culpa, né não? Aprender com ela e não cometer o mesmo erro é o que há. Difícil é conseguir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. SABIAS PALAVRAS MEU AMIGO....UM BJAO FICA COM DEUS

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo. O que mais me atrai no seu blog, e sabe que sou sua fã há muito tempo, é o fato de mostrar a carta, o seu significado científico e fazer a correlação com os fatos do cotidiano. Adorei a postagem. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. É amigos, quando conseguimos reverter uma situação ruim em aprendizado, em uma nova caminhada, mais consciente dos passos que precisam ser tomados é excelente.E não é facil mesmo, mas também não impossível para quem confia em Deus, nosso porto seguro.
    Eu que sou seu fã Maria, obrigada pelo elogio.
    Ainda quero ouvir algum relato dos seguidores que possa ter relação com a carta do dia.

    ResponderExcluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot