sexta-feira, 23 de abril de 2010

Arcano para o dia: As de espadas


Acreditando em negociação
Postado por angelica.pinheiro em 22 de abril de 2010 às 02:46
Um guerreiro da luz nem sempre pode escolher o seu campo de batalha. Às vezes, é pego de surpresa, no meio de combates que não desejava. Mas não adianta fugir, porque estes combates o seguirão.

Então, no momento em que o conflito é quase inevitável, o guerreiro conversa com seu adversário. Sem demonstrar medo ou covardia, procura saber por que o outro quer a luta, que coisas o fizeram sair de sua aldeia e procurá-lo para um duelo. Sem desembainhar a espada, o guerreiro o convence de que aquele combate não é seu.

Um guerreiro da luz escuta o que seu adversário tem a dizer. E só luta se for necessário. Mas, se não tiver alternativa, ele não pensa em vitória ou derrota: leva o combate até o final.Fonte.

Ao receber essa visita, me sinto a vontade para lembrar os fieis, que hoje é mais um dia de render homenagens, fazer orações de agradecimentos, levar oferendas, pois estamos diante de um dos dias mais cultuados no Brasil: O dia de Sao Jorge ou Ogun, orisa da Umbanda e de todas as religioes afro-brasileiras.
Como o As de espadas e a força do conhecimento, apos a excelente reflexao inical, trago-lhes um pouco da historia desses dois guardioes de luz, para que os leigos possam entender, o porque de muitos dizerem que sao as mesmas pessoas, ja que houve na relação Catolica- Umbandista, um sincretismo que ate hoje e levado a serio.


OGUM

ORIXÁ da guerra, das batalhas, dos metais, da agricultura, dos caminhos e da tecnologia.


Em muitas lendas aparece como irmão de Oxósse e Exú. Um símbolo de Ogum sempre visível é o màrìwò (mariô) - folhas do dendezeiro (igi öpë) desfiadas, que são colocadas sobre as portas das casas de candomblé como símbolo de sua proteção.

Depois de Exú é o Ogum que está mais próximo dos homens. Seu símbolo principal é uma espada de ferro chamada idà, seu dia é a terça-feira.

Senhor da guerra, dono do trabalho porque possui todas as ferramentas como seus símbolos. Orixá do fogo e do ferro em que são forjados os instrumentos como espada, a faca, a enxada, a ferradura, a lança, o martelo, a bigorna, a pá, etc.

É o dono do Obé (faca) por isso vem logo após o Exú porque sem as facas que lhe pertencem não seriam possíveis os sacrifícios. Ogum é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também as portas de entrada das casas e templos. Ogum é protetor dos militares, soldados, ferreiros, trabalhadores e agricultores.

Sao jorge
Lendas: um horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e se atirava contra os muros da cidade trazendo-lhe a morte com seu mortífero hálito. Para ter afastado tamanho flagelo, as populações do lugar lhe ofereciam jovens vítimas, pegas por sorteio. um dia coube a filha do Rei ser oferecida em comida ao monstro. O Monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino da tenra filhinha, acompanhou-a com lágrimas até às margens do lago. A princesa parecia irremediavelmente destinada a um fim atroz, quando de repente apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia. Era São Jorge.

O valente Guerreiro desembainhou a espada e, em pouco tempo reduziu o terrível dragão num manso cordeirinho, que a jovem levou preso numa corrente, até dentro dos muros da cidade, entre a admiração de todos os habitantes que se fechavam em casa, cheios de pavor. O misterioso cavaleiro lhes assegurou, gritando-lhes que tinha vindo, em nome de Cristo, para vencer o dragão. Eles deviam converter-se e ser batizados.

Um comentário:

Disqus for Senhor da Vida Tarot