sexta-feira, 17 de abril de 2009

O lado Brutal da Força do taro:



A minha mania televisa esotérica não me larga, pois é incrível como até os programas em geral sofrem a influencia dos arcanos, sejam nos arquétipos de personagens, como na energia do arcano do ano exposto nos temas centrais ou senão, de cunho importante nas novelas, filmes e programas. A ARTE imita a vida e o TARO traduz isso através de suas palavras chaves.
Eu já me viciei em fazer a relação entre uma coisa e outra, e nessa semana assistindo a novela CAMINHO DAS INDIAS(Glória Perez), parei pra prestar atenção nos tumultos causados pelo personagem vivido pelo ator DUDA NAGLE, alias, ele esta sendo um sucesso nessa interpretação, minha opinião.
Num ano regido pela Força do taro, arcano de numero 8 ou 11, dependendo da linha esotérica, estamos diante de uma luta diária de sobrevivência. A crise mundial tem alterados os ânimos, o que parecia estar longe, cada dia que passa se torna algo próximo da gente.
No momento em que mais um fabrica fecha suas portas, demite funcionários, ou a volta de manifestações grevistas, que pouco se viu no ano passado, temos uma visão mais ampla de como a Força se faz presente nesse ano que ainda esta no inicio, mas corram, porque logo acaba.
E nunca foi tão verdadeiro a expressão de que nos dias de hoje: “Matamos um leão por dia”, como representação da necessidade de lutar e muito para sobreviver frente a vários obstáculos: a fome, o desemprego, a violência, o aquecimento global, enfim, a Força entrou com tudo.
Pois a violência mostrada no personagem Zeca, que assisti nessa semana, onde ele junto com uma turma de jovens, playboys, vão ate um lugar central combinado pela internet, para simplesmente brigarem com uma turma rival, é o típico exemplo de um Força no seu estado brutal, descontrolado.
Tudo bem que os ânimos estão elevados, nossa, eu noto isso no dia a dia, com amigos, família, clientes de taro, mas daí combinar uma briga como a mostrada na novela, apenas por prazer em bater, correndo o risco de ser preso, ou morto, daí já é demais.
E o pior não é isso, esse personagem não é violento a toa, ele vem pra chamar a atenção da sociedade para essa pratica que esta se tornando comum nas grandes metrópoles. Um grupo de garotos classe média, dotados de um preconceito sem causa, saem pelas ruas com seus carros pagos pelos pais, pra espancarem o mundo a sua volta.
E grupos rivais estão combinando encontros pela internet, vejam a que ponto a falta de controle, o instinto leão desordenado e faminto, atinge as pessoas.
Outra situação importante e que não difere do mundo real é a conivência dos pais com essa atitude animal que o filho classe média tem, como se isso fosse um sinônimo de Força, masculinidade, e que só assim alcançariam patamares elevados num grupo social.
Esse personagem é só um dos exemplos de que a Força (arcano da garra, do controle emocional, da paixão pela vida de modo geral) quando rege uma situação ou persona de modo negativo, faz exatamente o efeito contrario.
Em vez da moça domar o leão interior, seu lado animal, ela deixa que ele interfira em sua consciência fazendo com que percamos o limite seja físico, mental, afetivo, bem exposto na carinha de anjo do Zeca ,mas que sabemos, esconde um Leão faminto, mas daí deixo a pergunta, fome de que? Porque ele morde desse jeito, se ele tem tudo na vida?
Antes de mostrar quais os significados positivos devemos absorver desse arcano, gostaria de fazer uma pergunta final sobre esse personagem que minha amiga e incentivadora fez questão de lembrar:
Qual será o fim desse personagem que incomoda na escola, que briga nas ruas, e que ainda tem o apoio daqueles que deveriam lhe passar valores diferentes do apresentado: a cadeia, a perda da vida numa briga de rua, uma clinica?
Porque no taro a gente aprende que tudo evolui, mesmo de forma brusca, então após a Força, vem o pendurado, que é justamente uma lição pra quem não soube direcionar a força interior, a energia, para coisas nobres.
Significados do arcano no lado positivo, ou seja, no que devemos nos focar:
Coragem, vitalidade, paixão, animo para o trabalho, engajamento, capacidade produtiva etc.
Se alguém quiser fazer esse exercício de avaliar temas ou personas e quiser expor aqui pra debate, fiquem a vontade.
A lamina com um homem bem calminho ja que seu lado animal esta sobre controle, veio daqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot