quinta-feira, 18 de maio de 2017

Pirâmide de Maslow: A âncora e A foice lenormand

Olá queridos amigos!
A semana se encerra na energia da Carta 35- A âncora do Baralho Cigano.



Esta carta representa estabilidade, segurança, estar preso em algo ou á alguém , mesmo que seja no sentido afetivo, figurado. A relação terminou mas a pessoa prefere se manter presa ao passado do relacionamento, se recusando a seguir a vida, mesmo reconhecendo que não havia mais condições de felicidade junto da pessoa.
A âncora me lembrou de um texto interessante que já havia lido há tempos atrás, que explicava sobre as necessidades humanas que foram selecionadas numa pirâmide, que levou o nome o seu criador, um psicólogo americano.
Essa pirâmide classifica as necessidades humanas, segundo seu nível de importância.
A âncora nos fala em primeira mão, de Segurança. E esta necessidade foi considerada como a segunda necessidade mais buscada pela humanidade.
Está acima das necessidades básicas ( respiração, comida, sexo, sono).
Esta carta me parece trazer pra fora, a energia que esteve presente na reunião de trabalho que tive hoje, em que alguns pontos envolveram esse tema.
O ser humano necessita se sentir seguro, necessita também que as pessoas que ama, que o seu emprego, estejam seguros.
Algo que não tem sido muito fácil de manter, conquistar, num mundo em que somos bombardeados por n situações inesperadas. Uma delas a violência que virou rotina em todas as cidades sejam elas urbanizadas ou rurais, grandes ou pequenas.
E o risco de passar por uma situação dessa, mexe com muitas coisas.
Mas as vezes o medo que temos de perder algo ou alguém que julgamos sermos donos, acaba fazendo com que vivenciemos o lado negativo da âncora.
E o prender ou se prender em algo que não vai ser positivo para o nosso crescimento pessoal, para a nossa necessidade de felicidade, satisfação.


                                                                       Pirâmide de Maslow

Portanto a visita desta Carta, nos coloca em reflexão da segurança como uma necessidade que precisa ser sanada com moderação. Se fechar pro mundo não é uma boa atitude de segurança. É tipo tomar um remédio pra curar uma doença e sentir os graves efeitos colaterais, que podem desencadear situações desagradáveis. Até que ponto uma coisa é mais viável que outra?
A âncora foi acompanhada pela carta A foice, que representam cortes, rupturas, mudanças, separações.
E isso me faz pensar que algo que estava preso será cortado , será modificado por uma situação externa a nossa vontade. E isso pode nos deixar um pouco inseguros.
Então penso que a dica para este final de semana é manter a calma, ser otimista, confiar no melhor, mesmo que os desafios do dia insistam em nos tirar do plumo.
Respira, de uma pausa, pede ajuda, desabafa, canta, acredita na sua capacidade de conquistar aquilo que almeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot