sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Sexta Feira Santa e A Torre Fulminada




O mistério da morte de Cristo relembrado na Sexta feira Santa, que antecede a Pascoa, neste ano, aconteceu no dia regido pelo arcano da Torre Fulminada, que ao meu ver, tem tudo haver com esse momento.
Postarei aqui trecho de um texto sobre a celebração desta data tão importante nas religoes cristas e nas que se unem a ela no rito cristão:
"A Celebração
Hoje não se celebra a missa em todo o mundo. O altar é iluminado sem mantel, sem cruz, sem velas nem adornos. Recordamos a morte de Jesus. Os ministros se prostram no chão frente ao altar no começo da cerimônia. São a imagem da humanidade rebaixada e oprimida, e ao mesmo tempo penitente que implora perdão por seus pecados.Vão vestidos de vermelho, a cor dos mártires: de Jesus, o primeiro testeunho do amor do Pai e de todos aqueles que, como ele, deram e continuam dando sua vida para proclamar a libertação que Deus nos oferece."
Esse trecho cita duas palavras chaves da Torre fulminada:
Opressao- quando o raio atinge a torre, tudo que é falso cai e a primeira sensação é que caimos juntos, e dali nao vamos mais nos erguer. Nos sentimos oprimidos. E hoje ao relembrar a morte de Jesus Cristo, o mesmo sentimento nos toma conta, eu mesmo fico tomado com uma angustia, assisto aqueles filmes da Paixao, choro,, reflito, como se tivesse acontecendo hoje.
Libertação- assim como a morte de Jesus Cristo tem o proposito de nos libertar do pecado, a torre fulminada tambem ao cair no jogo faz o mesmo papel, ja que ela nos liberta do arcano anterior que é o Deus do pecado, da carne.
Achei muito interessante essa relação do arcano do dia, com esse momento especial e reflexivo, isso só comprova que o taro é muito mais que um simples baralho, ele reflete coisas que jamais imaginamos.
Entao com essa junção entendemos que tudo na vida tem um proposito positivo, pois assim como a morte de Jesus embora muito lamentada, serviu para que pudessemos nos tornar pessoas livres e crentes em Deus, a torre tambem apesar de abalar nossas estruturas fisicas e emocionais, sempre tem o proposito de nos fazer mudar de postura.
Que a morte de Jesus junto da Torre fulminada, possa ser sentida por todos os que visitam esse blog, como um chamado de Deus para uma nova vida, uma nova postura diante dele. Deus é amor, é perdao, é humanismo, devoção, respeito, fé. E enquanto as pessoas nao aprenderem a viver com a verdade, muitas torres, e muitas sextas feiras Santas se farao presentes.
Beijos a todos!
Obs: a titulo de curiosidade os umbandistas neste dia, costumam passar de branco e com a cabeça coberta, pois no dia anterior foi lavada com um banho de ervas chamado de Amacy, cujas folhas foram colhidas antes do sol nascer.
Assim permanecem ate as 18 horas da sexta feira Santa, como forma de renovar a sua ligação com o mundo espiritual, ativando os chacras espirtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot