sábado, 20 de janeiro de 2018

Aceitação

Olá queridos amigos!
Segue frase integrante da descrição do Arcano, pelo autor do deck:
"A única forma de se libertar do sofrimento do sacrifício é aceitá-lo de uma vez."

 
Frase acima se refere ao Arcano 12- O pendurado, relacionado com O orisá Logunedé, filho de Oxóssi que está sendo saudado hoje, com a Deusa do Rio, Osun. Sendo assim ele encena uma história de sacrifício por qual não há  o que fazer. Ele não tem como controlar o que vive. Metade do tempo está no rio com sua mãe e metade do tempo nas matas com seu pai. Sem escolha, e se pensarmos bem, é uma realidade de muitas crianças no mundo atual. 
O pendurado evoca o caminho do sacrifício. E se sacrificar em nome de algo ou alguém não é tarefa fácil pr ninguém, por mais maduro ou espiritualizado que uma pessoa possa ser.
O religioso se sacrifica em nome da fé, e por muitas vezes se vê distanciado do contato com uma vida mais prazerosa já que servir a uma religião é ter a ciência de que fará parte de um grupo com regras e atividades muitas das quais , que exigem tempo, humildade, pureza e entrega.
O voluntário também sacrifica seu tempo, que poderia ser gasto com familia, casamento, diversão, em prol de ajudar de alguma forma pessoas que nunca viu nesta vida, já que espiritualmente falando, nada é por acaso.
Algumas profissões exigem um sacrifício enorme, se quiser este profissional ser bem sucedido naquilo que se propôs.
Há quem se sacrifique por um parente, amigo, vizinho que esteja numa situação temporariamente delicada por conta de um problem financeiro ou de saúde.
O sacrifício nos testa como ser humano, como espirito. Principalmente quando ele acontece de uma forma que a principio não fora assumido de form opcional. Acredito que no fundo somos nós que escolhemos , por mais delicado que seja, se sacrificar ou não por um causa ou pessoa.
O que vai certamente pesar nesta decisão é a nossa relação afetiva com o que/quem iremos nos sacrificar e aquilo que vai ficar de fora por conta desta decisão.
E ai não tem jeito, cada pessoa tem seus próprios valores com relação a certas coisas, e por mais que em algumas sejam parecidas, só quem vive uma fase delicada é capaz de saber como se sente.
Por isso aquela frase que copiei acima do livro Taro dos Orixás , da Eneida Gaspar Duarte, como conselho do Pendurado. Justamente porque quando por alguma razão encaramos um sacríficio, temos que ter na mente que não vai ser fácil, realmente vai ter dias que sentiremos cansaçao, tristeza, sentimento de não estar sendo valorizado ou reconhecido naquilo que fazemos, angustia por não poder se dedicar a outras coisas.
Somos humanos e sentir faz parte. Porém, quando pesamos na balança sobre uma determinada missão e chegamos a conclusão de que ela faz ou fará parte de nossa vida por um tempo x, não terá outra saída a não ser: ACEITAÇÃO.
Aceitar que a vida tem seus proprios meios de nos fazer amadurecer e evoluir. Aceitar que a missão que a vida nos deu, de alguma forma , foi a missão que a nossa alma já havia escolhido em outros planos como parte de um resgate ou parte de um caminho de evolução. 
Para este domingo: doar e ter dentro do coração que está fazendo o bem. E o bem não tem preço.

2 comentários:

  1. Tenho aprendido com a vida, que é melhor não medir forças com o caos. O melhor a fazer é deixar que ele se instale e cumpra o seu dever. No enforcado, temos um caos diferente do proposto pela Torre, onde o protagonista é pego de surpresa. Aqui, lidamos mais profundamente com a dor e/ou a frustração, de ter feito tudo que pôde e ainda assim não surtiu efeito. Surgem as sensações paralisantes, que tendem a nos deixar ainda mais amarrados na inércia. Palavra de ordem: PACIÊNCIA! Assim como o stress, o caos chega até o pico e depois começa a ceder, é quando podemos então juntar os cacos e recomeçar com o que sobrou.

    Beijo amigo, adorei o seu texto.
    Bom domingo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente amigo, cabe aqui um velho ditado: não a mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. Beijos!

      Excluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot