sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Seguindo um novo rumo: O seis de espadas

Olá queridos amigos!
Promessa é dívida ! E aqui estou ai tentando responder ao gentil pedido do meu amigo e também tarologo Kêu Salvador, a quem admiro muito como pessoa e profissional, para falar sobre minha visão acerca do Arcano do reino do Ar, O seis de espadas.
A primeira palavra que me vem a mente é Ciência, nome que estampa o deck de Crowley, aquele que geralmente uso pra atender meus consulentes.
E ai falando em Ciência, me lembrei dos poucos dias em que tive o prazer de participar de um grupo de estudos gnósticos, que falavam de 4 pilares do conhecimento, entre eles a Ciência Pura, ou seja, aquela ciência que vai além de teorias modernas que vivem sendo substituídas a cada nova descoberta, muitas das quais acabam muitas vezes contrariando a teoria anterior. Um dia você fica sabendo que café faz bem para tal coisa e amanhã este mesmo produto pode se tornar um vilão. Mais ou menos por ai.
A ciência pura busca o que está além de nossos olhos físicos, ela passeia pelo universo superior, pelo conhecimento espiritual, que atravessa as barreiras da dimensão em que nos encontramos.
E quando olhamos os decks tradicionais , com O seis de espadas, temos essa noção, ao olharmos uma embarcação simbolo de mudanças, viagens, que a princípio não nos deixam muito claras o rumo em que está tomando. É uma viagem da alma, em busca de um conhecimento que vai além da superfície , daquilo que costumamos tocar. O famoso ver pra crer. Tem coisas que a  gente nunca viu e nem por isso deixam de existir. E o que nos faz aceitar isso ?
Então quando recebo este Arcano em algum jogo, penso numa viagem, numa busca, muito mais impactante do que se imagina, porque ela vai nos colocar do outro lado da margem, para nos contatar com outras visões acerca de nós mesmos, de nossa vida, de nossos relacionamentos, familia, projetos.
É um movimento que visa transformar e nos colocar de fato cientes do Todo e não apenas de um lado da situação. E disso certamente virão boas verdades, mesmo que ditas com um tom de nos puxar orelhas.
A verdade liberta, mas pra que ela possa se apresentar e preciso se deixar levar por esta embarcação, com a mente livre, livre de teorias e tabus, apenas aberta ao novo saber, ao que vem de ferramenta para o nosso caminhar.
Sendo assim, O seis de espadas é um convite a embarcar numa viagem com os olhos vendados mas a alma desperta. E que tenhamos uma boa viagem.
Encerro aqui refletindo sobre a viagem que fazemos nós adeptos das religiões afro brasileiras. A manifestação do sagrado, aquilo que muitas pessoas não conseguem compreender, a magia que está por trás da manipulação de elementos numa comida de santo. Pensem quanta coisa estão além , muito além da nossa vã filosofia.
Deck Maneira de Sonhar

Um comentário:

  1. Amigo, fico pasmo como você consegue transformar em palavras, todas as possibilidades do arcano. Quando recebi este no jogo, em que o tema era a minha vivência numa academia, fiquei bastante reflexivo do porque praticar atividade física iria me levar para uma terra desconhecida, e levou mesmo!

    Estou gratíssimo pelo presente, obrigado <3

    ResponderExcluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot