domingo, 4 de outubro de 2009

Arcano para o dia: 3 de paus


VIRTUDES
Antes de falar sobre o tema titulo do arcano de hoje, convem citar, que entre seus aspectos, temos nele a representação da primavera.
A semana foi tao fria em termos de naipes, que receber essa visita,parece dizer, estou ai apesar da chuva, do frio, das loucuras desse clima.
E se eu fosse seguir aquela novela, diria que a mocinha ficou tao bem depois da festa, que hoje ela esta toda animada. Sera que foi a presença dos novos pretendentes que havia na lamina?
De fato hoje temos uma energia quente, harmoniosa, bem propicia para um domingo, e favoravel a momentos alegres com amigos, namorado(a), ou pra quem esta sozinho, a possibilidade de aquecer o coração com a chegada de alguem diferente.
Por ai ja podemos esperar um domingo muito gratificante.
Mas sabemos que alem da energia fisica implicita no naipe de paus, o aspecto importante dele é a nivel espiritual, e é exatamente nesse ambito, que aprendemos o que é virtude.
"Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito.
As Virtudes
Ordenadas em ordem crescente de santicidade, as sete virtudes sagradas são:
* Castidade (Latim castitate) - opõe luxúria
Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.
* Generosidade (Latim, liberalis) - opõe avareza
Despreendimento, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.
* Temperança (Latim temperantia) - opõe gula
Auto-controle, moderação, temperança. Constante demonstração de uma prática de abstenção.
* Diligência (Latim diligentia) - opõe preguiça
Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças.
* Paciência (Latim, patientia) - opõe ira
Serenidade, paz. Resistência a influências externas e moderação da própria vontade.
* Caridade (Latim, humanitas) - opõe inveja
Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.
* Humildade (Latim, humilitas) - opõe vaidade
Modéstia. Comportamento de total respeito ao próximo. "
Retirado do site Wikipedia.
Por ai tiramos a responsa, o poder trazido por esse arcano no dia de hoje.
Refletir, debater, praticar essas virtudes, é no meu ver essencial se quisermos de fato, merecer uma vida feliz e verdadeira.
Que tenhamos um domingo de muita alegria, e muita virtude partilhada com e para o proximo, pois como ja disse em outros textos, existem riquezas maiores, e aqui podemos ver exemplos delas.
Um filme leve pra relachar, e a lamina de Crowley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot