terça-feira, 21 de março de 2017

O rei de espadas: A nossa mente

Olá queridos amigos!
Hoje ao tirar a energia para o dia, comecei a pesquisar alguns assuntos que tivessem relação com a energia, com os temas deste Arcano da família do Ar, O rei de espadas.
Acabei por acaso tendo uma agradável surpresa ao rever um post de um amigo de profissão citando um texto aqui do blog referente ao dia do médico, isso em 2010.
Interessante como as coisas podem de uma hora pra outra se fazerem presentes em nossa vida.
De fato quando eu penso neste Arcano, primeiramente penso numa figura madura, experiente, estável, que domina alguma coisa com sabedoria, com responsabilidade.
Segundo que quando analiso a ferramenta que ele carrega, espada, me vem á mente os instrumentos de metal, as armas, a mente, e o processo racional de viver a vida.
Este Rei poderia colocar em nosso dia questões que vão exigir raciocínio lógico, muita pesquisa, muita conversa, razão.
A nossa mente prega peça as vezes. Aliás, quase sempre, risos.


Deck Taro dos Sonhos


Este Rei me fez pensar sobre aquilo que planejamos para nossa vida, aquilo que queremos fazer num determinado dia, com determinado assunto, mas que por força do hábito acabam não sendo realizadas exatamente como foi planejado.
Aquilo que fica gravado na nossa mente subconsciente acaba sendo determinante neste processo de compreender, realizar, que muitas vezes se torna algo complexo.
Me vem á mente aqueles momentos em que a gente se pega pensando: " Eu  tinha combinado , tinha planejado que ia fazer isso ou aquilo, que ia abandonar tal vício, mas quando percebi lá estava eu repetindo estes mesmos padrões." A nossa mente dá um nó. Fica aquela dúvida, somos mesmos capazes de modificar a nossa realidade? Porque repetimos padrões mesmo tendo consciência de que algumas coisas não são bacanas.
O rei de espadas conseguiu dominar o pensamento, conseguiu entender que sim, é preciso reprogramar o nosso cérebro, enviando para eles novos comandos, novos estímulos, que vão ordenar , mudar, transformar as nossas ações. Porque a mente absorve as coisas que nos são enviadas pelo ambiente em que nascemos, pelo ambiente em que crescemos. E mesmo que a gente não se perceba, repetimos muita coisa que vimos nossos pais fazerem em determinada situação. E isso gera a ideia de que deveremos agir daquele jeito porque aquele jeito é o natural vamos assim dizer, nem bom nem ruim, mas é a resposta , a atitude a se fazer. Ou pelo contrário, a nossa mente guarda aqueles atos como um comando de : isso você não deve fazer em sua vida. Vá entender que filtro vamos fazer em nosso interior.
As vezes reprogramar a mente exige um apoio, uma terapia, um busca interna. E nesse processo vejo a religião, as profissões que nos ajudam a entender o nosso eu, como parceiros nestes processos de lapidação da mente.
Creio que isso vale pra tudo. Um exemplo disso é o preconceito. Ninguém nasce discriminando as pessoas , porém o nosso meio acaba sendo determinante neste sentido. E acabamos repetindo os padrões. Se a mente aprende a discriminar, ela pode aprender a compreender e a aceitar.
Assim como tudo na vida, desde que nos coloquemos em busca.
Que este Rei possa ser este nosso parceiro, este nosso orientador, este homem que nos ajude a acessar os porões da nossa mente, pra entender quais coisas estão lá influenciando o nosso dia a dia, mesmo que não conscientes para gente. E que ele nos ajuda a rever o que precisa ser revisto. Porém com a clareza que ajudar não é fazer pelo outro, a mudança cabe a cada um de nós.
O rei de espadas para o dia também nos coloca em contato com diversos especialistas, pessoas da lei, pessoas que lidam com o burocrático. Médicos, advogados, pessoas de farda.
Bom dia queridezas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot