sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

As aparências

O ARCANO 18- OS MISTERIOS
Agora é pra valer, foi dada a largada e o Ano 9 já está no ar, no mar e por todo lugar a nos oferecer mais um ciclo de oportunidades de sermos felizes, mas acima de tudo de evoluirmos como seres que não vieram a este mundo apenas para brincar.
Ao tirar este Arcano pelo deck dos Orisás, me deparei com a figura da Orisá Ewa, pouco conhecida pelo povo do ritual umbandista, visto seu culto ser mais difundido no ritual do candomblé, e mesmo assim poucos filhos, poucos adeptos  são consagrados a ela. È uma Orisá cujos fundamentos são delicados.
Fiquei aqui a olhar pra carta e a pensar no que poderia sua visita representar em termos de mensagem para o blog, neste primeiro dia de 2016.
E alguns insights foram naturalmente acontecendo:
1-      Se reduzirmos teosoficamente o número deste Arcano obtermos a energia 9, justamente a energia regente deste Ano. Isso quer dizer que mesmo de forma indiferente, a energia do ano está aqui manifestada.
2-      Sendo a energia do 9 relacionada ao Eremita, que se afasta, que se volta para dentro, em busca de sua verdade interior, temos na lua, justamente o interior, cheio de mistérios, cheios de fantasias, medos, coisas que o Eremita sabiamente vai tentar compreender, usando algo que ele tem bagagem: a experiência de vida.
3-      Lembrei-me do aviso desta carta sobre as aparências. De fato elas enganam, e ontem ao estar com amigos e familiares comemorando a virada do ano, por alguns instantes pude confirmar isso. Pessoas que as vezes demonstram com palavras sentimentos, que no fundo não existem na hora de demonstração de atitudes. Com isso me lembro do meu pai falando antes: expectativas. Devemos não alimentar expectativas com as pessoas. De fato aqui ele foi o Eremita do dia. Certíssimo.
4-      Pesquisando um pouco sobre Ewa, até pra compreender o porque da autora, Eneida , ter relacionado este Orisá com o Arcano 18, fiquei sabendo que ela é considerada  a Rainha da Ilha de Santa Catarina. Justamente a minha Ilha, o lugar onde nasci, vejam como tudo é sincrônico. E quem conhece Florianópolis, vai lembrar que ela é conhecida como a Ilha da Magia. De muitas lendas, muitas historias contadas pelos pescadores, de muita benzedeira. De fato um lugar mágico.
E teriam muitas coisas a relacionar com esta primeira energia. Mas o que podemos tirar de aprendizado, de mensagem pra este inicio de Ano?
Que é preciso sintonia com a parte mais profunda do nosso ser, que é preciso olhar as coisas com olhos da alma, não da matéria. Nem sempre quem sorri está feliz, nem sempre que chora não tem capacidades.
Devemos sentir em vez de tentar enxergar. Sentir é conectar , é interagir com a porção espiritual. Porém, é preciso ter cautela, com o que se houve, com o que se enxerga, porque de fato a cada dia percebemos que vivemos num mundo de ilusão.
A lua reflete a luz do Sol, regente deste ano, portanto, na noite, o risco de erro é muito grande. A noite pode representar aquilo que a gente não consegue definir, compreender, acessar no relacionamento, já dizia minha mãe: coração é terra que ninguém pisa.
Como conseguir então ter esta conexão?
Meditação, observação , oração, enfim, cada um dentro da sua fé, do seu entendimento, deverá buscar viver uma vida plena, chega de superficialidade. O nosso regente Eremita estará ai com sua lanterna a todo momento iluminando a nossa escuridão, mas pra isso temos que querer enxergar. Chega de jogar pra debaixo do tapete, por causa do medo.
O medo pode ser bom, quando não exagerado, pois ele nos dá uma sentido de proteção, de agir em meio ao perigo. Mas em excesso faz com que olhamos a vida de forma mascarada, imaginária. Tal qual a Lua que muda de fases. Assim é a vida. O que foi ontem , amanhã pode não ser mais.

E que venham as revelações!!
 Imagem da Deusa Ewa- Relacionada pela autora Ao Arcano 18- A lua.

2 comentários:

  1. Oi!
    Vim desejar um feliz 2016!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Experiência e paciência...vamos la!! Feliz 2016 e sucesso nesse ano que se inicia...Abçus amigo!!

    ResponderExcluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot