quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Um Arcano Duas denominações


   

Olá queridos amigos!
Antes de falar sobre a energia da quinta-feira, gostaria de pedir desculpas pela breve ausência, motivada por problemas técnicos que me impediam de digitar sobre a energia que se fez presente por aqui. 
Problema sanado, venho aqui falar sobre O Arcano XX, como energia do dia, e refletindo com os amigos Tarologos sobre um aspecto interessante.

Geralmente quando em conversa com amigos tarologos sobre jogos, em que este Arcano aparece principalmente como carta de resultado de uma pergunta, vejo que ele acaba deixando um certo clima de insatisfação no ar. E como eu adoro este Arcano, até então, não me fazia sentido este sentimento de interrogação que ele causava e ainda causa em alguns colegas e amigos de trabalho.
Mas como tudo na vida tem um motivo e uma resposta, o próprio Arcano fez questão de vim aqui trazer uma possível teoria para a polêmica gerada:

Alguns autores chamam-no de O julgamento. E o que significa esta palavra? 

Opinião sobre algo: 2 opinião, juízo, apreciação, parecer, voto, entendimento, pensamento, concepção, convicção, crítica, avaliação, análise, exame, arbítrio, conceito, conselho, arbitramento. Sentença de um juiz ou júri: 3 sentença, veredicto, deliberação, decisão, arbitragem, resolução.https://www.sinonimos.com.br/julgamento/

Então para quem trabalha com um deck cujo Arcano 20 tenha esta denominação, fica fácil compreender que numa casa de resultado este Arcano deixa qualquer resposta possível, pois ele mostra que o assunto em questão está sendo julgado, decidido, apreciado, ou que a pessoa precisa pedir uma segunda opinião sobre o assunto. Portanto neste sentido O julgamento não define nada.

Porém alguns autores denominam este mesmo Arcano de O renascimento.
Qualquer movimento definido pela ideia de renovação, recomeço.
Por este ângulo, O arcano em si me transmite uma ideia positiva sobre algo. Dar vida a algo que estava morto. Como se um ator estivesse voltando aos palcos da vida depois de um afastamento seja por motivo de doença, ou por opção pessoal. É o voltar pra cena, se fazer de novo atuante, notado, vivo.
E é por este aspecto que ele se manifesta pra mim, em jogos pessoais. Ele não fala daquela surpresa neutra , que pode ser tanto um imprevisto negativo como uma mudança positiva. Isso claro falando de sua aparição numa casa ativa e tendo ele a posição considerada normal.

A pessoa ganha a oportunidade de retomar alguma coisa na sua vida , ate mesmo uma questão considerada negativa, mas não apenas porque e preciso rever algo, mas porque a vida entende que agora, a cabeça  está melhor preparada para ver as coisas de uma forma mais evoluída, e então tomar uma nova atitude diante de um tema antigo.
E como funciona na prática este arcano para vocês queridos amigos?

Para os clientes que me seguem, O julgamento ou O renascimento, trazem de volta assuntos ou pessoas do passado, com a intenção de que algo seja resolvido, já que este Arcano está na posição penúltima de um conjunto de 22 Arcanos.
Como virar a página sem resolver algumas coisas que ficaram no meio do caminho, sem resposta, sem compreensão, sem uma definição?

Por isso se algo do passado bater na porta, faça as devidas honras, e se julgar necessário não pertencer mais aquilo, agradeça o que passou, se despeça e segue. Segue sem levar magoas , sem levar culpa, sem levar nada. Um novo caminho esta prestes a iniciar. Sempre é tempo pra recomeçar.
Textão pra compensar a ausência, risos, kkkk




2 comentários:

  1. Amigo, muito interessante essa relação, trazendo duas visões para esse arcano. Quando iniciei meus passos com arcanos maiores, costumava escrever tudo que achasse e ia escrevendo. E eu nunca atribuo aquilo a carta sem antes ver acontecer na prática. Assim foi com o julgamento, eu tinha muita coisa escrita, mas nenhuma conclusão. Até que um dia fiz um processo seletivo e perguntei se eu ia passar, saiu o bendito Julgamento. Em conversa com uma taróloga experiente, ela disse que quando o assunto é conquistar, avançar, ganhar, ela via no julgamento um impecílio, e me convidou a analisar a imagem (Rider), quando um anjo toca uma trombeta acordando os mortos para o juízo, eles não podem avançar antes desse processo. Olha, de fato, eu não passei no processo e desde então vejo o Julgamento como algo que precisa ser visto, revisto, refeito, para que então, avance, não é uma impossibilidade, que pode ser bem retratado pelo Pendurado, que é quando a pessoa de fato não tem o que fazer. É isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gratidao pela excelente contribuição querido amigo! E geralmene comigo neste fato que você evidenciou comigo funcionaria como um Dejavu, com grande chance de você dar a volta por cima. E neste sentido eu penso que quando se trata de julgamento, um arcano menor pode nos indicar qual a sentença final, porem como renascimento penso que a vida esta dando uma chance da pessoa ser bem sucedida desde que se renove.

      Excluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot