segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Arcano para o dia: O diabo- Exu no panteao africano


Hoje a sintonia ta perfeita, não sei se minha leitura de fim de semana (Pierre Verger, sobre o culto dos orixas e Ataque e Defesa Astral segundo a Telema) foi a responsavel pela visita, ou de fato a energia de Exu quis se fazer presente, justamente no dia da semana dedicado ao seu culto rotineiro.
Exu no taro é relacionado ao Arcano O Diabo, e essa ligação não é dificil de entender, ja que as caracteristicas desse Senhor das Encruzilhadas, foi e é ferrenhamente atacada pelos mais fiéis Cristãos e familiares, como o maldoso anti cristo, o Diabo, o cramunhao, como alguns costumam dizer.
Relações a parte, começar a semana regidos pelo mensageiro, promete boas aberturas, afinal, pra quem conhece um pouco de Umbanda, Exu é sempre o primeiro a ser lembrado, eis uma das razoes de seu culto ser nas segunda-feiras, por ser justamente ele que tem a missao de nos interligar com as demais energias ou orixas, levando até eles nossos pedidos alem de delatar tudo o que temos feito, pensado ou mentalizado enquanto seres humanos.
E depois disso retorna com as respostas e ordens dadas para que possamos materializar o que foi permitido pela espiritualidade, dentro da lei universal, onde o que desejamos nao interfira ou atrapalhe nada, nem ninguem.
O diabo como mensageiro tem como principal capacidade: a comunicação, seja ela qual lingua ou sistema for, ele entende de tudo, e graças a sua notoria inteligencia, o ser humano aprendeu a entender as diversas linguas e sistemas simbolicos existentes no universo.O universo trabalha a favor da uniao em todos os sentidos.
Sendo o orixa mais proximo ao ser humano, tem uma arquetipo mais semelhante, seja comportamental, adquirindo gostos e gestos identicos, e acima de tudo, exaltando os nossos vicios ou desejos, como um espelho do homem.
O diabo quando surge num jogo, traz a capacidade de resolvermos nossas questoes sobre tudo referentes a materia, desde que tenhamos a noção, que o poder é uma coisa muito perigosa, que pode nos prender e nos destruir.
Muita gente abusa da bebida ou de drogas para se sentir poderoso, criar coragem de fazer aquilo que esta em seu intimo, nesse momento Exu ri de nossos atos, pois ele sabe que acabado o efeito, teremos que encarar a realidade.
Pra muitos o ter é mais que o ser, e Exu tambem ri disso tudo, porque ele sabe que quando o ser humano partir, nada do que conquistou levara com ele, mas sim o que ele viveu e aprendeu.
O que quero dizer com isso tudo?
Que aproveitemos a nossa vida,para darmos valor ao que realmente vai contar quando fizermos nossa viagem, aprendendo a dominar a materia e nao o contrario.Se temos muito dinheiro, saude, e outras coisas materiais, que tal mostrarmos que somos muito mais que isso, ajudando os menos favorecidos, seja capacitando-os a correr atras de algo melhor, ou em casos mais graves, dando-lhes uma vida digna.
Desejo a todos um otimo mes de fevereiro, que chega com essa força magnetica forte, que abre os caminhos, de maneira inteligente, sempre pedindo atenção aos valores morais, afinal, pra tudo na vida é preciso ter bom senso.
Se estamos tentados, vamos pedir ajuda, vamos buscar uma saida, porque a prisao espiritual ou afetiva, sao as piores que tem.Luz sempre!
Ao tirar esse arcano e procurar uma imagem que lembra meu taro dos orixas, encontrei um blog, que conta sobre um fato, muito engraçado que por coincidencia aconteceu aqui na minha cidade, Florianopolis , e que tem a energia de Exu, como forma de ensinar um pouco de como funciona esse orixa.
http://newyorkibe.blogspot.com/2009/08/cadeia-no-exu.html
Dia favoravel ao dinheiro ou questoes envolvendo-o, a quimica afetiva tambem esta presente mas deve se ter o cuidado de nao se apegar por essas vias, achando que é amor.Jogos em geral.

3 comentários:

  1. Senhor da Vida,
    a energia de abertura também é aquela que ordena o caos.
    Como elemento taromântico, aprecio as realizações que a energia deste Arcano proporciona.
    Como em si uma Lâmina traz além do presságio um conselho, penso que evitando os excessos do ego, tudo há de ir bem.
    Veremos como a semana irá se encerrar...
    Apesar que o danadinho não liga muito com o que digam ou pensem dele, não é mesmo? (rsrsrs)

    Boa Semana!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Amigo. Infelizmente não sei comentar os seus textos, por absoluta falta de conhecimento. Mas gosto sempre de estar aqui em seu blog, para captar a sua boa energia, agradecer sua presença no Arca e a amizade. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Agradeçp imensamente, e a medida que puder colocarei os singnificados dos arcanos para facilitar aqueles que como voce possam desconhecer o mundo do taro, e amigo Aierom, de fato ele nao liga nao, hehhe...mas como vc bem citou, o caos se faz necessario.Bjs!

    ResponderExcluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot