segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Avaliação Emocional : Energia para a Semana

Estamos na semana de celebrações natalinas, um momento onde avaliações acerca de temas como família, amigos, relacionamentos, dinheiro, fé, de alguma forma fazem parte de nossos pensamentos. E por consequência de nossas emoções.
Escrevendo me veio a cabeça sobre uma conversa entre família justamente sobre Natal, e como ele mexe com os sentimentos das pessoas, que as vezes passam o ano todo brigados com o mundo, mas justamente neste dia, esperam que as pessoas esqueçam todas as ofensas, e passem este dia ao seu lado.
Infelizmente ainda precisamos evoluir muito para passar uma borracha em tudo que nos feriu, em quem tentou o tempo todo viver no caminho oposto.
E ai quando tiro no meu deck novo os Arcanos: A justiça /Obá e o Rei de copas/Oxóssi, como energia da semana, o que me veio a mente é justamente o que coloquei no titulo: Avaliação Emocional.
As vezes lamentamos a ausência de alguém que se foi, de uma relacionamento que terminou, de uma amizade que esfriou, e ai nessas datas, parece que estes sentimentos afloram. Como agir diante disso?
Dai fico pensando que de fato, num tempo como este, a vida pode sim oferecer oportunidades de nos ajustarmos com essas coisas negativas que nos afastaram de pessoas queridas, ou que nos privaram de momentos de diversão, prazer.
A justiça na figura de Obá, nos fala de como essa Orisa sofreu no campo do amor, pois tentou de todas as formas possíveis e impossíveis conquistar seu amado, Xangô , O senhor da justiça. Quem já leu sobre lendas de Orisa vai lembrar que ela chegou a cortar uma de suas orelhas, para por na sopa do amado, pois iludida por Oxum, acreditava que assim fazendo, teria esse amor tão desejado. O que se sucedeu foi que ele ficou odiado quando se deu por conta do que havia na sopa, e a expulsou de casa.
Por isso esta bela Orisá, guerreira, luta para que possamos ser reconhecidos em nossos sentimentos.
Que saibamos ser equilibrados em nossos atos, e que principalmente nesta semana onde se é costume trocar presentes, tenhamos em mente, que mais que algo material, que essa data representa um nascimento sagrado, e portanto um novo caminho se abre para que possamos fazer as pazes, perdoar, pedir perdao, nos unir, e fazer o bem.
O presenta não compra amor de ninguém, o que compra e o verdadeiro sentimento, o verdadeiro desejo de querer ver o outro bem, estando longe ou perto. É a energia que conta.
O rei de copas reforça isso, já que no tarô tradicional ele é conhecido como O senhor do Amor, aquele que administra os sentimentos com sabedoria.
Acho que esta dupla realmente foi muito bem vinda pra esta semana.
Que tenhamos prudencia, que tenhamos limites, que saibamos unir, que tenhamos amor, sentimentos puros, pois são coisas que realmente vão fazer diferença quando um dia não estivermos mais aqui.
Gratidão a todos por acompanharem este blog, que tenham um Feliz Natal, ao lado de quem ama, ao lado de quem precisa de amor e perdão.

2 comentários:

Disqus for Senhor da Vida Tarot