domingo, 13 de dezembro de 2015

O ano da Sabedoria: 9

Hoje resolvi escrever sobre a energia do ano 2016, de uma forma informal, pois já vi muita gente interessante fazer seus cálculos, jogar os búzios, e a seu modo falar sobre o tema.
O primeiro cálculo que a maioria dos profissionais adotaram é  reduzir os números de um determinado ano (no caso 2016) até que se obtenha um valor que possa ser traduzido dentro daquilo que cada profissional adota como um norte, como um caminho de aprendizado.
Na numerologia o resultado não pode ultrapassar o 9, sendo aceito porém os números considerados mestres: 11, 22, 33, pois potencializam a energia do próprio numero.
Para quem entende de Odús (energias  que mostram os caminhos de vida ), provavelmente este número amplia para 16 por ser o número dos Odús mais usados numa análise.
No taro temos a possibilidade de adotar o limite de 22 Arcanos Maiores, como Tema principal, já que a maioria adota os menores como cartas auxiliares.
Tem quem não goste de calcular e prefere adotar um método particular, onde a energia é livre pra se expressar.
Todos estão certos, e eu tento absorver um pouco de tudo que me toca o coração.

Falando sobre o Arcano 9- O eremita:

Quando comprei o deck cuja cartas estampam o painel do blog atualmente, uma coisa me chamou atenção: os primeiros Arcanos que se podia visualizar na embalagem eram O 9 - Eremita/Obaluaye na analogia com o sincretismo afro brasileiro, e o 15 O diabo- Exu.
Foi como que ter confirmado que agora sim era realmente o momento certo de obter este deck, que eu conheci através de um Babalorisá que tenho como meu primeiro mestre, e que o usava com muita propriedade.
Este deck é O taro dos Orisas, da Eneida Duarte.

Sempre quis obter um deste deck para mim, pois e o que melhor abordou sobre esse tema Orisas, que eu vi até o momento. E como adepto da religião de Umbanda de Almas e Angola, naturalmente não poderia faltar na minha coleção de decks.

Este Eremita estampado com a figura de Obaluaye, foi para mim além de uma confirmação, foi uma certeza de que havia uma sintonia com o mesmo, já que este orisá é o meu orisá regente. É quem devo tudo que sou, tudo que tenho, principalmente a vida. Pra quem não conhece, é O senhor da vida na terra, O médico dos pobres, o que reina no interior da terra, o que dirigimos para pedir cura de nossos males físicos e espirituais. O que nos ensina a preservar e a respeitar os segredos que nos são transmitidos dentro do ambiente sagrado, de culto aos orisas.

E justamente é A carta que poderia representar a energia de 2016, que soma 9:
O eremita representa a maturidade, a experiência adquirida depois de vivenciar muitos altos e baixos da escalada do O louco pelos degraus do Mago até O mundo.
O Eremita não se arrisca mais pois já ta cansado de saber onde tal atitude o vai levar, e quando não sabe ele procura observar, até que possa tomar uma atitude ou fazer uma escolha.
Muito bem vinda esta energia, pois estamos saindo de um ano de muito movimento, muito agito, muito impulso.
O eremita é prudente e prefere adotar a tranquilidade, a espera, como ferramentas pessoais, como estrategia de vida.
O eremita no amor da valor ao que o outro vai nos trazer em termos de crescimento, sabedoria, valores. Ele não tem pressa de encontrar alguém, ele tem sim necessidade de ao estar com alguém sentir que o relacionamento trás uma verdade. E digo isso independente do tipo de relacionamento que cada um decida adotar, se namoro, paquera, casamento, convencional ou não.
Mas o importante aqui é que o outro nos deixe uma coisa de si e que leve da gente o nosso melhor.
Com ele não não podemos aceitar coisas no escuro, pois ele prefere caminhar só, com a sua luz, do que ver sua energia apagada por contatos que não valem a pena.
Aliás, ano que vem não seria vamos dizer assim um ano onde os solteiros possam encontrar facilidade de encontrarem o primeiro amor, ou de firmarem relacionamentos. Mas podem ter certeza que muito vai depender da postura adotada. Quem realmente passar a verdade de sentimentos para o outro, quem realmente demonstrar um interesse real, de querer viver com o outro, certamente esse vai poder experienciar um amor maduro, sereno, de fato.
Quem tiver em cima do muro porém poderá cair e voltar pra roda da vida, tendo que levantar e cair, até que aprenda coisas simples, chatas talvez, mais importantes: Que o amor não se mede, não se compra, não se negocia.
Que antes de amar alguém precisamos descobrir ou redescobrir o nosso amor próprio. Este amor vai ser muito útil em nossas escolhas. Quem se ama sabe quando um relacionamento é construtivo ou destrutivo. Quando é uma relação que não oferece mais crescimento quando é uma relação que alimenta a alma.
E que antes de tentar sair de um relacionamento e embarcar no outro, que uma dica valiosa e tentar dar um tempo pra si mesmo, pra compreender o que de bom ou ruim ficou da relação passada, e que devemos levar em conta quando assumirmos uma nova relação. Tem gente que emenda uma relação na outra, sempre saindo machucado, sem ter aprendido nada, com a sensação de que não é merecedor de felicidade. Eu mesmo fui assim.
E na verdade não há como firmar laços assim então curto tempo de espaço. Quando uma relação acaba, ficam as feridas que levam tempo para cicatrizar. E embarcar num novo ciclo com coração ferido, é levar uma energia fragilizada para uma pessoa que não merece isso, e que pode fugir quando perceber isso.
Enfim, há muito o que aprender com este Eremita, com este Senhor obaluaye, neste ano que vai entrar.
Espero poder conversar muito sobre e aprender também trocando ideias por aqui.
Por hora é só.
Mais do que nunca a frase ideal para ano que vem é: Tenha paciência!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot