sábado, 11 de maio de 2013

Xangô e O dia das Mães



Queridos amigos e amigas, hoje estamos celebrando mais um Dia das Mães, mas que sabemos hoje em dia tem mais caráter comercial do que realmente afetivo.
Mãe, pai, enfim, a família deve ser valorizada e respeitada o ano todo, pois é nela que encontramos o amparo, é através dela que viemos ao mundo, e de certa maneira somos ela, pois temos em nossa personalidade um pouco do que existe em nosso pai, nossa mãe.
Talvez por isso eu tenha tirado justamente o Arcano 12, que no Taro dos Orisas corresponde ao Orisá Xangô, cuja palavra chave significa Justiça.
Fiquei algum tempo tentando fazer uma correlação entre o orisa e o arquétipo do Arcano tradicional que é O pendurado, para entender este sincretismo feito entre os dois decks.
Se analisarmos na astrologia , a Casa 12 se refere aos desafios do karma, ou seja, aqueles sacrifícios que nossa consciência determina que vivenciemos para aprendizado e também como uma forma de resgatar erros cometidos, como diria no popular, o castigo que no fundo é traçado por nos mesmos.
Se Xango rege a justiça, faz sentido que ele também esteja interligado com a casa 12, e com o arcano, O  pendurado do taro, pois vemos que a pessoa fica num momento de limitação, mas que no fundo tem um fundo de justiça atuando.
Nada é por acaso.Quando passamos alguma dificuldade, de alguma forma contribuímos para isso, ou quando estamos na fase de celebrar conquistas, é porque de alguma forma trabalhamos para tal.
E o que tem isso haver com este dia especial?
Confesso que pensei que iria sair uma Yabá (orisa feminino), mas Xangô surge para nos fazer lembrar que Ser mãe, é assumir um karma de trazer um espírito a Terra, e protegê-lo, educá-lo, prepará-lo para o momento onde maduro esteja para cumprir aquilo que se propôs.
E isso de fato é uma tarefa nada fácil, pois além de mãe, não podemos nos esquecer do papel de mulher, esposa, que a torna um ser de mil e uma utilidades ou de mil e uma funções, que no final, sobrecarrega, anula certos projetos pessoais.
Mas esta pessoa iluminada, esta figura essencial na vida de todos nós, exerce o papel com sorriso no rosto. Quantas mães esconderam seu choro diante dos filhos, para que eles pudessem crescer acreditando que a vida é boa, que vale a pena estar aqui neste mundo.
Toda mãe tem em si, a dor de sofrer a cada tombo do filho e o prazer de observar cada passo, cada conquista, cada ato de amor que ele faz ao mundo.
Mãe é o melhor exemplo de verdadeiro amor.
Mãe é aquela que abraça os filhos e os filhos dos seus filhos, como Yemanjá, A grande Mãe.
É também aquela que luta, que vira uma fera, quando o assunto envolve seus filhos, como a guerreira, Yansã.
É aquela que embala no colo, cantando cantigas de dormir, que está sempre irradiando amor, como a Deusa Osún.
Também é aquela que mesmo avó, se torna mãe duas vezes, transmitindo sabedoria, e estando sempre aberta a dar um colo para filhos e netos e bisnetos, como a nossa Mãe querida, Nanãburuque.
E é em nome dessas Deusas Mães que nos protegem, que nos dão sabedoria, luz, amor, que venho desejar um Feliz Dia das Mães, e em passagem de Xango por aqui, também para pedir que se reconheça mais os sacrifícios destas mulheres iluminadas.
Sejamos filhos de orgulho , dignos de um sorriso que trás em si, o agradecimento pelos meses dentro do ventre, pelas noites em claro, de amamentar e acalentar o choro, e de toda uma vida a se preocupar e a desejar o melhor pra nós!
Que Assim seja!


2 comentários:

  1. Bom, pra quem se dispôs a ser mãe (afinal, ser mãe não é pra todo mundo, mas só pra quem realmente se dispõe a isso), feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, que as que ainda não aprenderam, que seja um dia para serem gratas por terem essa missão tão divina.que levem com amor!

      Excluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot