Depois de um fim de semana não tão agradável como gostaria, venho aqui pegar uma mensagem das sábias mensagens contidas no Taro Zen de Osho.
E eis que tiro a carta O cinco de nuvens, portanto, do elemento Ar, e que vem nos falar de formas pensamentos que devemos ou não alimentar neste inicio de semana.
Quando olhamos para a imagem vemos um carvalho e um bambu, e o titulo da lâmina, Comparação.
Osho nos trás uma simples e valiosa lição que consiste em não nos compararmos com nada nesta vida.
Assim como o carvalho e o bambu tem características próprias e não menos importantes, cada ser , cada coisa que existe neste mundo é também importante e único, não existindo portanto superioridade ou inferioridade nisso ou aquilo.
Comparar é alimentar pensamentos negativos de baixa estima ou arrogância, que não ajudam em nada.
É muito mais saudável nos aceitarmos como somos, compreendendo que cada um está na fase em que merece estar ou que consegue estar nesta fase da vida.
O que devemos fazer é buscar aprimorar-nos mas não para competir com o outro, e sim para nos tornarmos melhor conforme a nossa necessidade individual de busca, de objetivo de vida.
Sempre haverá quem está na frente ou atrás. Cada um na sua!
Esta carta me veio naquelas bobeiras que a gente tem de ficar comparando momentos passados, meio saudosistas, se perguntando se tivesse feito tal coisa, se de fato estaria em tal lugar. Como saber isso?
Será que realmente importa ficar focado no que já foi?
Enfim, são reflexões para a semana que chega.
Fecho o post com o ditado que diz: não importa quem chega mais rápido, o importe é chegar!
Importante é chegar! Concordo muito com isso! Boa semana, man! Hugz!
ResponderExcluir"Pra subir a gente tem que descer"... adorei isso! Tá anotadinho... hehe! Gracias, querido! Hugz!
ResponderExcluirOlá amigo. Concordo com tudo isso. Temos o hábito de nos questionarmos no "se...". O que passou, passou. O importante é continuar. Bjs.
ResponderExcluir