quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dramaturgia & Tarô: Os Enamorados

Meu objetivo é mostrar aos letores, como um Arcano pode se apresentar em termos práticos no cotidiano afetivo, profissional, espiritual, através de situações vivenciadas na TV. E hoje falarei de um aspecto do Arcano VI:

Sombra: relacionamentos conflituosos em que surge a dúvida de optar entre dois amores; triângulos amorosos; separação; divórcio; falta de clareza nas intenções; ausência de resolução por parte de um dos parceiros.” Site: clube do taro.
 Estreando a coluna da dramaturgia e tarot, temos Os enamorados como pano de fundo de uma história que pode acontecer com qualquer pessoa, e que nos é brilhantemente contada na novela das 18:00 horas da Rede Globo, A vida da gente, de Licia Manzo.
Os personagens envolvidos nesse triângulo amoroso, parte sombra do Arcano VI são: Ana (Fernanda Vasconcellos), Rodrigo (Rafael Cardoso) e Manuela (Marjori Estiano).
Ou seja, aqui  a difícil decisão de escolher entre dois amores que surgem de forma inesperada fica para o jovem Rodrigo, que foi criado com Ana e Manuela como irmãos.
Mas a vida prega uma peça, e Rodrigo e Ana se apaixonam, e mesmo contra tudo e todos assumem esse amor. Até ai poderíamos dizer que essa história representaria uma situação Enamorados do Tarot no seu lado luminoso, onde um casal decide unir-se e viver uma vida feliz.
Mas infelizmente ou felizmente, o casal vivencia uma  bela de uma A torre do Tarot, Arcano de número 16, no momento em que Ana sofre um acidente e fica por um longo tempo em coma.
Essa ruptura além de afastar o lindo casal, aproxima Rodrigo de Manuela, a irmã companheira de Ana , do tipo amigona , justamente por causa de uma filha deixada por Ana com Rodrigo.
Quem diria que Ana sairia do coma? Quem diria que nessa função de cuidar da educação, da segurança, do afeto da doce Júlia, acaba nascendo um sentimento maior entre Rodrigo e Manu?

Como lidar com isso? Como será estar com a vida toda reconstruída, novamente amando, com filha  crescendo, saudável e feliz, e de repente ser chamado a enfrentar dois sentimentos em um só: a alegria de ver a primeira amada ressurgindo do coma, e a tristeza de ter que lhe revelar que na sua ausência, ele se envolve com a cunhada?
Eis aqui um ótimo exemplo de triângulos amorosos, muitas vezes previstos pelo Tarô, e que Poe muita gente em pavorosa.
E vejam que não citei o exemplo pela questão física, pelo contrario, trata-se realmente de uma  historia de amor, de um triangulo construído pelo próprio destino, que tem seus porquês.
Como essa historia vai terminar, ainda não sei, até porque no momento, o amor renasceu entre Rodrigo e Ana, e para quem esta acompanhando a novela, viu que esse amor está promovendo uma boa torre entre as duas irmãs.
Uma história dessas pode acontecer com qualquer pessoa, seja irmãos, amigos, estranhos, e para quem está de fora, fica muito fácil julgar. Mas para quem a vida impõe uma escolha, deve ser muito difícil, ainda mais quando o afeto pelas duas pessoas é verdadeiro.
A dica do Arcano VI num momento de dúvidas é deixar o coração apontar o caminho que ele escolheu.
A imagem que representa Os Enamorados de hoje, é do Taro das Bruxas, Heloisa Galves, cujo imagem contém A imperatriz (Arcano III) abençoando um casal de Enamorados.
Em outros deckes temos no lugar dela, a imagem do cupido que aponta sua flecha para o alvo que deve ser escolhido.
Grande beijo a todos!

2 comentários:

  1. Augusto, esse tarot seu de hoje disse exatamente o que eu estou vivenciando. O problema é que eu não posso deixar o meu coração tomar frente. Seria fatal! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte meu amigo, que você possa fazer a escolha acertada a sua felicidade!

    ResponderExcluir

Disqus for Senhor da Vida Tarot